terça-feira, 24 de março de 2015

Lentidão proxy - Endian Firewall

Há alguns dias estava verificando um firewall de um dos clientes que atendo, que por sinal é um Endian Firewall 2.5 e notei que havia grande lentidão na navegação ao longo do dia. Após muitas pesquisas pela internet, descobri que o problema disso ocorrer era devido ao antivírus do DansGuardian, que apesar de estar desabilitado na interface gráfica, não desabilitou no arquivo de configuração do sistema, provavelmente deve ser mais um bug da versão 2.5.1. Vamos as configurações:


Com o root logado no terminal do Endian, execute os passos abaixo:

- Comando para ir até a pasta de configuração do DansGuardian
#cd /usr/lib/efw/dansguardian/default/

- Comando de edição do arquivo de configuração
#nano settings

Valores padrão do arquivo settings do DansGuardian

HAVP=on
MAXCHILDREN=40
MINCHILDREN=8
MINSPARECHILDREN=4
PREFORKCHILDREN=6
MAXSPARECHILDREN=32
MAXAGECHILDREN=1000

Após localizar os valores acima os modifique conforme abaixo:

HAVP=off
MAXCHILDREN=256
MINCHILDREN=16
MINSPARECHILDREN=8
PREFORKCHILDREN=16
MAXSPARECHILDREN=256
MAXAGECHILDREN=10000

Após essa modificação reinicie o serviço de proxy via interface web do Endian, pois ele não lê os arquivos se efetuar reset dos serviços no terminal.

Essa é a dica de hoje. Have a nice day =D

2 comentários:

  1. Já pegou o mesmo problema no Endian 3.0 ? pois o mesmo não possui mais dansguardian e não estou conseguindo resolver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, nunca mais mexi com Endian, em 2015 cheguei a testar o 3.0, mas na época tive muitos problemas com o ICAP do Squid, acabei largando de mão e depois troquei de area, acabei virando analista de redes com foco em DC e larguei isso aí de mão. Hoje em dia nas minhas experiências existem ferramentas melhores que o Endian pra Firewall, tem o PfSense com mais de 10 anos de estrada e o OPNsense, que são bem mais robustos e mais intuitivos pra fazer esse trabalho.

      Excluir